1ª Habilitação (permissão)  Categoria A, B, ou A/B (carro/moto)

 
Requisitos :   Ser maior de 18 anos, Saber ler e escrever, Carteira de Identidade (RG), CPF e Comprovante de Residência

 

Saiba como é o processo de 1ª Habilitação em 5 Passos

 

1º Passo: No ato da matrícula, o candidato deverá optar pela categoria de sua preferência (A, B ou A/B). Em seguida será encaminhado uma clínica  para realizar os exames médico e psicotécnico. O exame médico irá avaliar a condição física e visual do candidato e o exame psicotécnico, irá aferir a condição mental do candidato. Apto nos exames poderá iniciar o Curso Teórico.

2º Passo: O curso teórico 45 horas-aula é realizado em 9 dias, onde o candidato irá aprender sobre diversas matérias pertinentes ao processo de habilitação, como primeiros socorros, direção defensiva, defesa do meio ambiente, cidadania, noções básica de mecânica, entre outros assuntos. Concluido o Curso teórico poderá agendar o Exame Teórico.

3º Passo: Exame teórico é composto por 30 questões e gerada por sorteio aleatório no banco de dados do Detran.SP, e quando aprovado poderá iniciar as aulas no simulador o qual não possui reprova. Concluido simulador será emitido a LADV, licença de aprendizagem de Direção Veícular para iniciar as Aulas Práticas.

4º Passo: As aulas práticas exigidas pelo DETRAN, deverão ser realizadas em local específico, o qual dará condição ao aluno à realizar as aulas nas vias públicas. Com o término das aulas práticas, poderá o aluno prestar o exame prático junto ao DETRAN.

5º Passo: O exame prático de carro consiste na prova de direção veicular na via pública, com exigência de manobras específicas com baliza e percurso. Quanto ao exame prático de moto, será realizado num circuito, onde o aluno terá de testar as suas habilidades em estágios como o "oito", os cones, labirinto, entre outros. O candidato será aferido por uma banca examinadora do CIRETRAN. Serão avaliados diversos fatores, onde o candidato só será aprovado se atingir um limite de pontos negativos em função das eventuais faltas cometidas.
Sendo o candidato aprovado no exame prático, aguardará a sua Carteira Nacional de Habilitação.

 

 

CATEGORIA

ESPECIFICAÇÃO (Conf. Art. 143 do CTB e Res. 168 do CONTRAN anexo I)

“ACC”

Todos os veículos automotores e elétricos, de duas ou três rodas com potência até 50 cilindradas. 

“A”

Todos os veículos automotores e elétricos, de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral.

“B”

Veículos automotores e elétricos, de quatro rodas cujo peso bruto total não exceda a três mil e quinhentos quilogramas e cuja lotação não exceda a 08 (oito) lugares, excluído o do motorista, contemplando a combinação de unidade acoplada, reboque, semi-reboque ou articulada, desde que atenda a lotação e capacidade de peso para a categoria. Veículos tratores e máquinas agrícolas.

“C”

Todos os veículos automotores e elétricos utilizados em transporte de carga, cujo peso bruto total exceda a três mil e quinhentos quilogramas; tratores, máquinas agrícolas e de movimentação de cargas, motor-casa, combinação de veículos em que a unidade acoplada, reboque, semi-reboque ou articulada, não exceda a 6.000 kg de PBT e, todos os veículos abrangidos pela categoria “B”.

“D”

Veículos automotores e elétricos utilizados no transporte de passageiros, cuja lotação exceda a 08 (oito) lugares e  todos os veículos abrangidos nas categorias “B” e “C”.

“E”

Combinação de veículos automotores e elétricos, em que a unidade tratora se enquadre nas categorias “B”, “C” ou “D”; cuja unidade acoplada, reboque, semi-reboque, articulada, ou ainda com mais de uma unidade tracionada, tenha seis mil quilogramas ou mais, de peso bruto total, enquadrados na categoria trailer, e todos os veículos abrangidos pelas categorias “B”, “C” e “D”.

 

Medo de Dirigir


MEDO DE DIRIGIR

    O medo de dirigir é na verdade o medo de errar. A pessoa por não deter habilidades tem medo de se colocar em uma situação constrangedora no trânsito. O medo maior é o de envolver-se em um acidente e causar prejuízo material ou físico à outra pessoas.
    Para tratar o medo de dirigir, é necessário um impulso mental e psicológico, demonstrando à pessoa que ela é capaz de dirigir em qualquer condição de trânsito. O estímulo é associado ao treinamento prático, ministrado com muita competência para atingir o objetivo com pleno êxito.
    A Auto Escola Nogueira faz com que as pessoas com trauma, fobia ou insegurança, restabeleçam a auto confiança, para que consigam dirigir onde e quando quiserem.   Isso acontece através do treinamento prático de direção com instrutores capacitados. 
    
PRÁTICA DE DIREÇÃO

    A Auto Escola Nogueira possui um método de treinamento bastante eficiente com uma programação de aulas abordando todos os pontos necessários para o resgate da auto-confiança e a boa formação da motorista. O aluno treina todas as situações que poderá eventualmente encontrar no trânsito real, desde a saída, a parada, a saída na subida, a marcha-ré, a marcha-ré na subida, manobras, praticando todas as situações que poderá vivenciar quando estiver dirigindo no futuro.

QUALIDADE DAS AULAS

As auto escolas tem como atividade precípua a habilitação de candidatos a motoristas, logo as suas aulas são destinadas a preparação dos alunos para o exame do DETRAN, a aula treina apenas a primeira Segunda marcha e somente pratica em locais sem trânsito a auto escola promove, apenas, um condicionamento para o exame prático.
Na Auto Escola Nogueira o cliente vai ter uma qualidade de aulas muito superior. O cliente vai dirigir no centro da cidade, nas principais ruas e avenidas, e roteiros que são de seu interesse, como por exemplo de sua casa até seu trabalho.
As aulas são destinadas ao resgate da auto-confiança e a boa formação da motorista, com uma programação completa e muito eficiente.

VEÍCULOS NOVOS

A Auto Escola Nogueira coloca a disposição de seus clientes veículos novos equipados com duplo comando e devidamente sinalizados, para assegurar o máximo de conforto e segurança para aulas muito tranqüilas e eficientes.

DIVERSOS HORÁRIOS
As aulas poderão ser agendadas, de Segunda a Sexta-feira, no horário das 7:00h até às 19:00h.
Aos sábados das 7:00h até às 12:00h.