1ª Habilitação (permissão)

 
Requisitos :   Ser maior de 18 anos, Saber ler e escrever, Carteira de Identidade, CPF e Comprovante de Residência

 MATRÍCULA

No ato da matrícula, o candidato deverá optar pela categoria de sua preferência (A, B ou A/B). Isto posto, poderá dirigir-se à uma clínica da rede credenciada pelo DETRAN para realizar os exames médico e psicotécnico.
O exame médico visa avaliar a condição física do candidato, principalmente quanto à acuidade visual do mesmo, avaliando ainda as eventuais deficiências física que o candidato pode vir a apresentar. Em caso de deficiências físicas ou visuais, os candidatos poderão vir à ser aprovados desde que se submetam à exames específicos realizados com exclusividade pelo serviço médico do DETRAN, devendo portanto ser devidamente aprovado para que possa dar continuidade no seu processo de habilitação.
Quanto ao exame psicotécnico, este visa aferir a condição mental do candidato, percebendo portanto se o mesmo é portador de doenças mentais, se é agressivo ou depressivo, ou até mesmo se é dependente de drogas ou álcool.


CURSO TEÓRICO

O curso teórico exigido pelo DETRAN, consiste em uma carga horária de 45 horas-aula, onde o candidato irá aprender sobre diversas matérias pertinentes ao processo de habilitação, como primeiros socorros, direção defensiva, defesa do meio ambiente, cidadania, noções básica de mecânica, entre outros assuntos.

EXAME TEÓRICO

O exame teórico só poderá ser realizado depois do candidatado ter sido aprovado nos exames médico e psicotécnico, e ainda ter cumprido a carga horária mínima exigida pelo DETRAN no curso teórico realizado pelo Centro de Formação de Condutores "A".
Este exame é constituído de trinta questões, todas em forma de testes de múltipla escolha, sendo aferidas todas as matérias ministradas no Curso Teórico. Para que o candidato seja aprovado neste exame, o mesmo poderá errar até nove questões, portanto, se acertar vinte e uma questões, será aprovado.
A aprovação no exame teórico, dará condição ao candidato para prestar as aulas práticas nas vias públicas. Esta condição será válida de acordo com um documento expedido pelo próprio DETRAN, que é o "resultado do exame teórico e Licença de Aprendizagem de Direção Veicular". Em caso de reprovação, o candidato poderá remarcar um novo exame depois de quinze dias do último exame realizado.


AULAS PRÁTICAS

As aulas práticas exigidas pelo DETRAN, deverão ser realizadas em local específico, e posteriormente à aprovação do exame teórico, o qual dará condição ao aluno à realizar as aulas nas vias públicas. 
Este curso consiste em uma carga horária de 20 horas-aula, onde o candidato irá aprender à dirigir nas vias públicas.
Com o término das aulas, este dará direito ao aluno prestar o exame prático junto ao DETRAN.


EXAME PRÁTICO

O exame prático consiste na prova de direção veicular na via pública, com exigência de manobras específicas com baliza e percurso com prova de aclive, onde o candidato terá de sair com o veículo em uma ladeira.
Quanto ao exame prático de moto, este será um percurso preestabelecido, onde o aluno terá de testar as suas habilidades em estágios como o "oito", os cones, labirinto, entre outros.
O candidato será aferido por uma banca examinadora do CIRETRAN. Serão avaliados diversos fatores, onde o candidato só será aprovado se atingir um limite de pontos negativos em função das eventuais faltas cometidas.
Sendo o candidato aprovado no exame prático, aguardará a sua Carteira Nacional de Habilitação.
Em caso de reprovação, se faz aconselhável que o candidato realize mais aulas, não sendo porém estas aulas adicionais de caráter obrigatório, mas sim facultativo ao aluno.

 

 

 

CATEGORIA

ESPECIFICAÇÃO (Conf. Art. 143 do CTB e Res. 168 do CONTRAN anexo I)

“ACC”

Todos os veículos automotores e elétricos, de duas ou três rodas com potência até 50 cilindradas.  (SERVIÇO NOVO)

“A”

Todos os veículos automotores e elétricos, de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral.

“B”

Veículos automotores e elétricos, de quatro rodas cujo peso bruto total não exceda a três mil e quinhentos quilogramas e cuja lotação não exceda a 08 (oito) lugares, excluído o do motorista, contemplando a combinação de unidade acoplada, reboque, semi-reboque ou articulada, desde que atenda a lotação e capacidade de peso para a categoria. Veículos tratores e máquinas agrícolas.

“C”

Todos os veículos automotores e elétricos utilizados em transporte de carga, cujo peso bruto total exceda a três mil e quinhentos quilogramas; tratores, máquinas agrícolas e de movimentação de cargas, motor-casa, combinação de veículos em que a unidade acoplada, reboque, semi-reboque ou articulada, não exceda a 6.000 kg de PBT e, todos os veículos abrangidos pela categoria “B”.

“D”

Veículos automotores e elétricos utilizados no transporte de passageiros, cuja lotação exceda a 08 (oito) lugares e  todos os veículos abrangidos nas categorias “B” e “C”.

“E”

Combinação de veículos automotores e elétricos, em que a unidade tratora se enquadre nas categorias “B”, “C” ou “D”; cuja unidade acoplada, reboque, semi-reboque, articulada, ou ainda com mais de uma unidade tracionada, tenha seis mil quilogramas ou mais, de peso bruto total, enquadrados na categoria trailer, e todos os veículos abrangidos pelas categorias “B”, “C” e “D”.